A plataforma de envio do sistema Defesa Civil Alerta foi retirada do ar preventivamente após sofrer uma invasão cibernética na madrugada do último sábado (20). O ataque resultou no disparo de uma notificação falsa para usuários de diversas regiões do país.
Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a suspensão do sistema ocorreu por volta da 1h30, logo após a identificação da ocorrência.
De acordo com o órgão, o disparo foi realizado remotamente por um usuário externo, sem qualquer vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A mensagem enviada aos celulares foi classificada na categoria de "alerta extremo", normalmente utilizada em situações de desastres naturais iminentes. No entanto, o texto continha apenas a palavra "misantropia", termo utilizado para definir aversão ou ódio à humanidade.
A principal linha de investigação aponta para um ataque hacker coordenado.
Em nota, a secretaria informou que a Polícia Federal foi acionada para apurar a autoria do ataque e avaliar a extensão da invasão ao sistema.
Ainda segundo o ministério, equipes técnicas trabalham para restabelecer a plataforma o mais rápido possível. O sistema deverá ser reativado somente após a conclusão das verificações necessárias e a garantia de que todas as condições de segurança digital foram restabelecidas.