O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, informou no último sábado (20) que a invasão cibernética ao sistema Defesa Civil Alerta resultou no disparo de 10 mensagens falsas para milhões de brasileiros.
Segundo o secretário, foram emitidos nove alertas por meio do sistema Cell Broadcast, implantado em 2025, além de uma mensagem enviada pelo antigo sistema de SMS, utilizado desde 2014 e substituído no ano passado.
As notificações falsas foram disparadas entre a noite da última sexta-feira (19) e a madrugada de sábado (20). Além do tradicional alerta sonoro, as mensagens continham termos como "misantropia" e "invasão alienígena", causando preocupação entre usuários em diversas regiões do país.
De acordo com Wolff, a Polícia Federal atua em conjunto com a equipe técnica da Defesa Civil para identificar os responsáveis pelo ataque e esclarecer se a ação foi praticada por uma única pessoa ou por um grupo organizado.
"Sabemos que o primeiro alerta partiu do Paraná. Depois que o acesso foi desativado, outras mensagens foram emitidas", afirmou o secretário.
Durante entrevista coletiva, Wolff também foi questionado sobre a segurança da plataforma, considerada essencial para alertar a população em situações reais de risco, como desastres naturais.
O secretário ressaltou que a equipe técnica já vinha trabalhando no aprimoramento dos mecanismos de proteção do sistema desde o ano passado e destacou que ataques cibernéticos a órgãos públicos têm ocorrido com frequência.
"Lamentavelmente, existem pessoas dispostas a prestar um desserviço à nação", declarou.
Segundo ele, a invasão servirá para reforçar as medidas de segurança digital e aperfeiçoar os mecanismos de proteção da plataforma.