Brasil ONS EM ALERTA
Jogos do Brasil na Copa provocam altos e baixos no consumo de energia
Quando a partida começa, carga de energia tem redução drástica e volta a subir no intervalo e após o apito final
26/06/2026 13h30
Por: Redação 24h News MS
Jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo provocam quedas e altas expressivas no consumo de energia elétrica em todo o país. (Foto: Reuters / Paul Childs)

A presença da Seleção Brasileira em campo na Copa do Mundo de 2026 tem provocado mudanças significativas no consumo de energia elétrica no país. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que, durante os jogos do Brasil, a demanda por energia cai drasticamente e volta a subir no intervalo e logo após o encerramento das partidas.

Na última quarta-feira (24), durante o confronto entre Brasil e Escócia, às 19h, o consumo nacional era de aproximadamente 90 mil megawatts (MW). Até o fim do primeiro tempo, às 19h53, a carga reduziu 9.058 MW, volume equivalente à soma do consumo médio dos estados do Rio de Janeiro e do Pará.

As informações foram registradas pelo painel de monitoramento em tempo real do ONS, órgão responsável por coordenar a operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além de monitorar a demanda, o ONS é responsável por determinar o aumento ou a redução da geração de energia sempre que necessário para manter o equilíbrio do sistema elétrico brasileiro.

PADRÃO SE REPETE DURANTE OS JOGOS

Segundo o ONS, durante a Copa do Mundo foi montada uma operação especial para acompanhar as oscilações provocadas pela mobilização dos torcedores em todo o país.

Nos três jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos, o comportamento foi semelhante. Antes do início da partida, a demanda já começa a cair e atinge os menores níveis durante o jogo, voltando a crescer rapidamente no intervalo e após o apito final.

No confronto contra a Escócia, por exemplo, às 18h25, pouco antes da bola rolar, o consumo estava em cerca de 98 mil MW. Até o início da partida, houve redução de aproximadamente 7 mil MW, valor semelhante ao consumo médio de Minas Gerais.

RECORDE NO INTERVALO

Com o encerramento do primeiro tempo, o consumo voltou a subir rapidamente. Em apenas nove minutos, houve aumento de 5,6 mil MW, equivalente à soma das cargas médias de Santa Catarina e Mato Grosso.

De acordo com o ONS, essa foi a maior rampa de elevação de carga registrada em intervalos de jogos da Seleção Brasileira nas últimas três edições da Copa do Mundo.

No segundo tempo, a demanda voltou a cair e atingiu o menor nível da partida, com 78.236 MW, às 20h59, apenas três minutos antes do encerramento do jogo.

Após a vitória brasileira e a confirmação da liderança do Grupo C, o consumo voltou a disparar. Em cerca de 18 minutos, a carga aumentou 8.546 MW, volume equivalente ao consumo conjunto dos estados do Paraná e da Bahia.

OPERAÇÃO ESPECIAL

Segundo o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, o monitoramento em tempo real permite que a operação do sistema elétrico acompanhe as mudanças de comportamento da população durante eventos de grande audiência.

"O ONS tem a missão de coordenar um sistema elétrico de dimensões continentais. Da sala de casa às festas de rua, todos estes comportamentos influenciam nossa operação", destacou.

O próximo desafio será na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), quando o Brasil enfrenta o Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo.