Alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Maria Aparecida do Nascimento Castro tiveram uma verdadeira imersão no passado da cidade ao visitarem o Túnel da NOB, nesta quarta-feira (1º), um dos marcos históricos da antiga Ferrovia Noroeste do Brasil, gerido pela Diretoria de Cultura da SEMEC.
A história ganhou vida para os pequenos do CEI, que exploraram o túnel em uma atividade planejada para despertar o interesse artístico e cultural das crianças. A visita foi considerada um sucesso.
A equipe de Cultura recebeu as crianças e guiou a expedição pela estrutura do túnel. Mais que uma simples passagem, o local é um símbolo do desenvolvimento de Três Lagoas impulsionado pela NOB. Para tornar a experiência ainda mais envolvente, os alunos usaram mini lanternas para inspecionar cada detalhe e desvendar os “segredos” da antiga passagem subterrânea.
A visita faz parte de um programa contínuo da Diretoria de Cultura, que recebe alunos dos CEIs duas vezes por mês, reforçando a relação entre a rede municipal de ensino e o patrimônio histórico da cidade.
No mês passado, foi a vez dos alunos do CEI Dona Diva Garcia de Souza conhecerem a Igrejinha Santo Antônio, outro ponto cultural e turístico tradicional de Três Lagoas.
TÚNEL DA NOB
Construído na década de 1940, junto à Estação Ferroviária, o túnel tinha como função facilitar o acesso de trabalhadores e passageiros ao centro e ao antigo bairro dos ferroviários. Hoje, permanece como um guardião da memória ferroviária que moldou o crescimento de Três Lagoas.