
Na manhã de segunda-feira (10), durante policiamento ostensivo e preventivo pelo bairro Santa Rita, a equipe da Força Tática recebeu uma denúncia anônima informando que um homem de 36 anos, teria saído de casa, em uma motocicleta deixando seus dois filhos menores de aproximadamente 6 e 13 anos sozinhos.
Conforme informações da Polícia Militar, o fato ocorreu por volta das 11h28. De posse das características do suspeito, do veículo e da residência, a equipe se deslocou até o endereço informado. A cerca de duas quadras do local os policiais avistaram o homem sobre a calçada ao lado da motocicleta, acompanhado de outro indivíduo. Ambos foram abordados e nada de ilícito foi encontrado.
Antes mesmo de ser informado sobre o motivo da abordagem o homem relatou ser proprietário de um pet shop, e afirmou que precisava retornar à sua residência, pois havia deixado os filhos sozinhos. A equipe informou que o acompanharia até o local devido à denúncia recebida. No entanto ele se recusou, e afirmou que não permitiria a entrada dos policiais nem o contato com as crianças.
Para verificar a situação dos menores o suspeito foi detido e o Conselho Tutelar foi acionado. Ao chegar à residência ele se manteve resistente, recusando-se a abrir o portão e chegando a gritar para que ninguém abrisse a porta. Somente após a chegada da conselheira tutelar e diante do aviso de que seria necessário arrombar o portão o homem autorizou a entrada.
Durante a atuação da conselheira o homem confessou possuir um animal silvestre, um macaco, mantido irregularmente em sua casa, temendo que o animal fosse apreendido. O Conselho Tutelar verificou as condições das crianças, não constatou maus-tratos e aplicou advertência escrita ao responsável.
Em razão do animal silvestre a Polícia Militar Ambiental foi acionada, constatou o crime ambiental e realizou as medidas cabíveis. Diante dos fatos o homem foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), ficando a disposição da autoridade policial.