
Colaboradores da Suzano mobilizados pelo Programa Voluntariar contribuíram para recuperar os estoques críticos de sangue dos tipos A positivo (A+) e O positivo (O+) do Hemosul em Três Lagoas. Em dois dias de campanha, realizados em 12 e 13 de junho, foram coletadas 72 bolsas de sangue, quantidade capaz de beneficiar cerca de 280 pacientes e normalizar o abastecimento da hemorrede regional.
A ação integra a campanha Junho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue, especialmente durante o inverno, período em que os estoques costumam registrar queda devido ao aumento de doenças respiratórias, férias escolares e redução no número de doadores.
Segundo Ricardo Trevizan Perez, coordenador de Saúde da Suzano em Três Lagoas, a mobilização reforça o compromisso da empresa com a comunidade.
"Três Lagoas é onde vivemos e trabalhamos, e o Hemosul abastece os hospitais que atendem nossa família e nossos vizinhos. Ver colaboradores e parceiros mobilizados para repor o estoque de sangue do município e da região dá sentido concreto ao nosso papel na comunidade", destacou.
A campanha contou com a participação de colaboradores, familiares e parceiros da companhia, garantindo a recomposição dos estoques dos tipos A+ e O+, considerados essenciais para o atendimento da rede hospitalar da região.
Para Mariana Spirandeli, chefe do Hemosul de Três Lagoas, a parceria entre instituições públicas e privadas é fundamental para manter a segurança dos estoques.
"Em dois dias de mobilização, foram coletadas 72 bolsas de sangue, resultado muito positivo para o abastecimento da hemorrede. A parceria com a Suzano evidencia como a colaboração entre instituições públicas e privadas é fundamental para manter os estoques em níveis seguros, especialmente em períodos de maior demanda", afirmou.
A campanha também marcou a primeira doação realizada em Três Lagoas pela técnica de enfermagem do trabalho Lilian Oliveira de Abreu, 38 anos, colaboradora da Suzano há dois anos.
"Doar sangue é um gesto muito nobre, já que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Ações como esta são importantes para sensibilizar não apenas os colaboradores da empresa, mas também a população em geral", ressaltou.
Durante os meses mais frios do ano, os estoques de sangue costumam sofrer redução devido ao aumento das doenças respiratórias, ao período de férias escolares e ao menor comparecimento de doadores. Por isso, a campanha Junho Vermelho reforça a importância das doações regulares para manter o abastecimento da hemorrede em níveis seguros.
A campanha faz parte do Programa Voluntariar, iniciativa de voluntariado da Suzano que há mais de 20 anos desenvolve ações de impacto social nas comunidades onde a empresa atua.
Desde sua criação, o programa já mobilizou mais de 14 mil voluntários, beneficiou direta e indiretamente mais de 138 mil pessoas e acumula mais de 77 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário.
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia atua com foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos a partir de matéria-prima renovável.
Atualmente, seus produtos estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, reúne marcas como Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®, além de manter operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.