O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) marcou presença no ForestFire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado de 16 a 18 de junho, em Cuiabá (MT). Reconhecido como o maior encontro da América Latina no tema, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, brigadistas e autoridades de 10 países, com foco em estratégias de prevenção, combate e gestão de incêndios em biomas como Pantanal, Cerrado e Amazônia.
A abertura aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, com presença de autoridades nacionais, internacionais e dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, além do presidente da LIGABOM (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais).
O evento proporcionou um amplo intercâmbio de informações, experiências, inovações tecnológicas e boas práticas na prevenção e combate aos incêndios florestais.
Durante os três dias, os participantes acompanharam palestras, minicursos, painéis, exposições de tecnologia de ponta e encontros estratégicos, além da realização da 1ª Reunião Extraordinária da LIGABOM 2025, que tratou também de gestão de desastres e segurança em edificações.
O Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, destacou a importância do congresso para as operações no Estado.
“Viemos conhecer e compartilhar boas práticas na gestão de incêndios florestais. É um momento de integração e construção de soluções que vão impactar diretamente a nossa capacidade de resposta e prevenção, garantindo avanços importantes para todas as corporações participantes”, afirmou o coronel.
O CBMMS apresentou no evento suas experiências bem-sucedidas no enfrentamento aos incêndios florestais, especialmente no Pantanal, onde atua como referência nacional em operações de combate, ações de conservação ambiental e gestão de risco.
A comitiva de MS incluiu bombeiros das diretorias DPA (Proteção Ambiental), DEIPE (Ensino, Instrução e Pesquisa), DAT (Atividades Técnicas) e da equipe de busca com cães, que tem se destacado em operações nacionais.
Durante o congresso, quatro bombeiros militares de MS concluíram a Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Incêndios Florestais, com seus trabalhos acadêmicos apresentados no formato de banner, abordando temas de alta relevância:
“Arson Dogs” – utilização de cães farejadores na perícia de incêndios florestais;
Emprego aerotático de aeronaves nos incêndios florestais em MS;
Educação preventiva nas escolas como estratégia de gestão de risco no Pantanal;
Aplicação do poder de polícia administrativa ambiental no enfrentamento aos incêndios florestais;
Percepção dos bombeiros de outros estados que participaram da temporada de incêndios no Pantanal em 2024.
O ForestFire 2025 reforça o compromisso dos Corpos de Bombeiros e das autoridades ambientais na adoção de tecnologias, capacitação permanente e fortalecimento de políticas públicas para preservação dos biomas brasileiros.