Campo Grande (MS) – O estado de Mato Grosso do Sul passou a integrar, em junho de 2025, o Escuta SUSP, um serviço gratuito de atendimento psicológico online, pensado especialmente para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), incluindo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS).
O programa é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com universidades federais, e tem como objetivo promover a saúde mental, oferecer acolhimento e garantir suporte emocional a quem está na linha de frente do cuidado com a sociedade.
Com a adesão ao programa, após assinatura junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o estado se soma a outras 23 unidades federativas beneficiadas pela iniciativa. Desde que foi criado, há um ano, o Escuta SUSP já realizou mais de 11,7 mil atendimentos, oferecendo acolhimento, psicoterapia e promoção à vida por meio de atendimento online e suporte qualificado para demandas como ansiedade, depressão e situações de crise, incluindo prevenção ao suicídio.
O Escuta SUSP destaca-se também pela segurança e confidencialidade dos dados, com atendimento 100% online e gratuito. Todo o processo, desde o cadastro até as sessões, ocorre em um ambiente digital seguro, garantindo a proteção integral dos dados pessoais e o sigilo absoluto sobre tudo o que for compartilhado durante o atendimento. O respeito à privacidade é uma prioridade, sendo todas as informações resguardadas conforme as normas éticas da Psicologia, o que fortalece a confiança dos profissionais atendidos.
Além disso, o serviço conta com uma equipe de psicólogos especializados, preparados para lidar com as demandas específicas dos profissionais de segurança pública, assegurando acolhimento qualificado e empático. Os protocolos do Escuta SUSP foram desenhados para contemplar desde o acolhimento inicial até a possibilidade de psicoterapia, adaptando-se às necessidades de cada caso.
O acesso ao serviço é facilitado, não exigindo encaminhamento prévio, permitindo que o próprio profissional solicite o atendimento diretamente pelo site, tornando o suporte psicológico mais acessível e eficiente. Abaixo você tem um passo a passo de como acessar o serviço.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 20h.
Bombeiro e bombeira militar, cuidar da sua saúde mental é fundamental para continuar cuidando da sociedade. O Escuta SUSP é seguro, sigiloso e feito para você. Não hesite em buscar apoio! Em caso de dúvidas, procure o Serviço Social do CAB (67) 9 9225 3313.