A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta quinta-feira, 25 de setembro, a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que terá como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. O evento é preparatório para a 6ª Conferência Nacional, marcada para os dias 16 a 19 de dezembro, em Brasília.
A proposição é do deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Nacionalmente, a conferência é organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), em articulação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Segundo os organizadores, o objetivo é garantir que o envelhecimento seja tratado como direito, por meio de políticas públicas que enfrentem desigualdades de renda, gênero, raça, deficiência e orientação sexual, assegurando dignidade a todas as pessoas idosas.
Entre os eixos temáticos estão: financiamento das políticas públicas, fortalecimento da saúde, cuidado integral e proteção à vida, enfrentamento da violência e incentivo à participação social e comunitária.
Serviço
Local: Assembleia Legislativa de MS – Av. Desembargador José Nunes da Cunha, Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9, Campo Grande.
Data: 25 de setembro
Aberto ao público e imprensa.