O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez no cenário internacional. Na manhã de terça-feira (30), o atleta paralímpico conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11, destinada a atletas com deficiência visual, no Mundial Paralímpico de Atletismo, realizado em Nova Déli, na Índia.
Beneficiário do programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte, Yeltsin já havia conquistado a prata nos 5.000 metros classe T11, sendo o responsável por inaugurar o quadro de medalhas do Brasil na competição.
As disputas em solo indiano foram marcadas por intensidade, além de desafios como longa viagem, fuso horário e clima adverso. “Aqui o clima é bem diferente do que estamos acostumados, muito poluído. O calor é diferente, com um sol que arde mais e a poluição pesa bastante”, relatou Yeltsin.
Mesmo com as dificuldades, o atleta manteve o ritmo e mostrou experiência internacional. “É o primeiro grande evento do ciclo Los Angeles, então com certeza isso mostra que estamos bem preparados e condicionados rumo ao Campeonato Paralímpico. Ainda teremos o Parapan-Americanos no meio do caminho. Sigo construindo história para o Brasil no esporte paralímpico. Só tenho a agradecer”, destacou.
Com o resultado, Yeltsin chega ao seu sexto Campeonato Mundial, acumulando agora seis medalhas: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A próxima etapa será em Lima, no Peru, como preparação para os Jogos de Los Angeles 2028.