Sexta, 17 de Outubro de 2025
24°C 39°C
Três Lagoas, MS
Publicidade

Polícia Federal, Receita Federal, MAPA e ANP realizam a “Operação Alquimia” em cinco estados do país

A ação fiscaliza 24 empresas do setor sucroalcooleiro para apurar possíveis irregularidades e desvio de bebidas contaminadas por metanol.

Por: Redação 24h News MS
16/10/2025 às 13h33 Atualizada em 16/10/2025 às 14h48
Polícia Federal, Receita Federal, MAPA e ANP realizam a “Operação Alquimia” em cinco estados do país
Operação “Alquimia” é deflagrada pela Polícia Federal, Receita Federal, MAPA e ANP em cinco estados para apurar contaminação e irregularidades em bebidas alcoólicas (Foto - Polícia Federal)

Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), deflagrou a Operação “Alquimia”, com o objetivo de fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A operação tem como foco coletar e analisar amostras dos produtos fabricados pelas empresas investigadas, a fim de verificar a regularidade de suas composições químicas e identificar possíveis adulterações.

Os resultados obtidos subsidiarão investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre casos recentes de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, registrados desde o início de setembro deste ano em diferentes regiões do país.

Ao todo, 80 policiais federais e 70 servidores de outros órgãos participaram das ações de fiscalização nas cidades de São Paulo, Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araçariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira César, Morro Agudo, Avaré, Palmital, Colombo (PR), Paranaguá (PR), Araucária (PR), Dourados (MS), Campo Grande (MS), Caparaó (MS), Várzea Grande (MT) e Cocal do Sul (SC).

As amostras coletadas serão encaminhadas para análise técnica e pericial, e os resultados poderão comprovar irregularidades ou confirmar a legalidade dos processos produtivos das empresas fiscalizadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.