
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), retomou nesta quinta-feira (6) o Projeto Samuzinho com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Banda Cristo Redentor.
A iniciativa tem como objetivo levar conhecimento sobre saúde, primeiros socorros e cidadania a crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, formando uma geração mais preparada para agir em situações de emergência de maneira lúdica, participativa e responsável.
Neste ano, o projeto percorrerá todos os SCFVs mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Inspirado em experiências bem-sucedidas de outros estados, o Samuzinho foi reformulado e adaptado à realidade local, com foco também em conscientizar sobre o uso correto do serviço de urgência e combater os trotes ao SAMU.
Durante as atividades, os participantes conhecem de perto o trabalho das equipes, aprendem sobre atendimento móvel, uso dos equipamentos de socorro e desenvolvem habilidades que podem salvar vidas. Além disso, o projeto reforça valores como cidadania, empatia e responsabilidade social, aproximando ainda mais a população do serviço público de saúde.
A retomada das atividades aconteceu com uma aula especial no SCFV Banda Cristo Redentor, que contou com a presença do mascote Samuzinho e intensa interação entre os alunos.
A coordenadora geral do SAMU, Annies Stevanin, comemorou o retorno do projeto.
“O Projeto Samuzinho vem com a proposta de ensinar nossas crianças a reconhecer uma urgência, saber como acionar o SAMU e, claro, prestar os primeiros atendimentos. Este ano, retornamos com as atividades nos SCFVs e, no próximo, queremos levar o projeto também às escolas municipais”, destacou.