
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), convocou todos os estudantes do cadastro de reserva do programa MS Supera, zerando a fila de espera e ampliando o acesso à bolsa de estudo que paga um salário mínimo por mês para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Com a nova convocação, 195 estudantes passam a ser bolsistas do programa, que já transformou histórias como a de Leonel Hamana Figueiredo, acadêmico de Medicina da UFMS, que retomou o sonho de se tornar médico após perder a mãe para a Covid-19.
Leonel contou que precisou abandonar os estudos para trabalhar, mas, graças ao MS Supera, conseguiu retornar à universidade.
“O programa me deu a oportunidade de ressuscitar o meu sonho. Eu não tinha dinheiro, às vezes, nem para pagar a conta de água, quanto mais para ir estudar em Ribeirão Preto. Serei um médico e cuidarei de pessoas. Se a minha mãe estivesse viva, diria ‘muito obrigado’, e é isso que eu digo hoje: muito obrigado ao programa”, afirmou emocionado.
A resolução da Sead com a lista dos novos bolsistas foi publicada nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Estado, e pode ser consultada no site www.sead.ms.gov.br, na aba do programa MS Supera.
Os convocados deverão apresentar documentos atualizados entre 12 e 19 de novembro de 2025, sob pena de perda do benefício. São exigidos:
Comprovante de residência;
Comprovante de renda formal ou informal do candidato e dos membros do núcleo familiar com 16 anos ou mais;
Histórico escolar;
Comprovante de matrícula;
Declarações de que não possui graduação superior concluída e de que não recebe outro auxílio semelhante.
Quem já possui outra bolsa pode optar por abrir mão dela e aderir ao MS Supera, mediante preenchimento do Termo de Opção de Benefício, disponível no site da Sead.
Os documentos enviados serão analisados pela Unidade Gestora do Programa entre 24 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Após a validação, os beneficiários deverão assinar o Termo de Concessão do Benefício, diretamente no sistema do programa, entre 2 e 8 de dezembro, utilizando preferencialmente a assinatura digital GOV.BR.
Em caso de menores de idade, o termo deverá ser assinado também pelos pais ou responsáveis legais.
O MS Supera tem como objetivo reduzir a evasão escolar e incentivar a permanência de estudantes em cursos técnicos e universitários, tanto públicos quanto privados, garantindo que jovens em vulnerabilidade tenham condições de concluir sua formação e ingressar no mercado de trabalho.