
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) – MedTrop, apresentando dois trabalhos científicos inovadores desenvolvidos no município: “Incorporação da coleira com Deltametrina a 4% em cães, entre agosto de 2022 e março de 2025” e “Implementação do Castramóvel em Três Lagoas/MS – agosto de 2018 a 2024”.
Esses estudos, que envolvem servidores de diversos setores da SMS, foram selecionados entre os 3.510 estudos aceitos para o evento, distribuídos em 20 eixos temáticos. As pesquisas de Três Lagoas estão inseridas nas áreas de Zoonoses e Saúde Única, e sua apresentação em um congresso de renome nacional e internacional reflete o compromisso do município em promover o que se chama de saúde única conceito que reconhece a interconexão entre saúde humana, animal e ambienta, visando a colaboração entre diferentes áreas para garantir o bem-estar de todos, em um esforço conjunto para a promoção da saúde pública e a prevenção de doenças.
O estudo sobre o uso da coleira com Deltametrina a 4% tem como objetivo a implementação de novas ferramentas para o controle e prevenção da leishmaniose em cães. Além disso, analisa o impacto na redução dos casos de leishmaniose visceral humana nas áreas atendidas e o custo-benefício dessa medida de controle.
Desde o início da implantação, observou-se uma redução na frequência de anos com registros da doença nos bairros Santa Júlia e Santa Rita, que passaram de nível médio para baixo. Na Vila Alegre, o índice se manteve estável em nível médio, indicando a efetividade das ações.
CASTRAMÓVEL: DEMOCRATIZANDO O ACESSO À SAÚDE ANIMAL
Outro projeto de destaque apresentado no congresso foi a Implementação do Castramóvel, um serviço itinerante de castração gratuita, que já beneficiou mais de 9.760 animais entre agosto de 2018 e 2024. Desse total, 4.117 gatos machos, 2.023 gatas fêmeas, e 3.620 cães machos foram castrados, com a aplicação de 16.038 vacinas e 239 vermifugações em cães, além de 3.767 em gatos.
Além da castração, o Castramóvel realiza também a microchipagem de animais, com 716 cães e 1.864 gatos registrados, promovendo uma maior responsabilidade e controle sobre a posse de animais. A ação não só contribui para a redução do número de animais abandonados, como também previne problemas de saúde em animais domésticos e promove a educação sobre a posse responsável.
IMPACTO NO MUNICÍPIO E NA SAÚDE PÚBLICA
Essas ações demonstram um avanço significativo na promoção da saúde pública e no cuidado animal em Três Lagoas, não apenas pelo controle de zoonoses como a leishmaniose, mas também pela proteção da saúde da população e a melhoria na qualidade de vida dos animais.