A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta à população sobre um golpe cada vez mais comum no estado: o do falso advogado. Criminosos estão se passando por profissionais da advocacia ou funcionários de escritórios jurídicos para enganar vítimas e obter pagamentos indevidos por meio de transferências via PIX.
Para aplicar o golpe, os estelionatários entram em contato por WhatsApp, e-mail ou ligação, usando nomes verdadeiros de advogados e até logotipos reais de escritórios. A tática mais usada é informar que a vítima tem valores a receber em processos judiciais, mas que, para a liberação, precisa fazer um pagamento antecipado.
A Polícia Civil orienta que a população esteja atenta a sinais claros de golpe, como:
Solicitação de pagamentos sem aviso prévio
Pressa ou tom de urgência na transferência de valores
Contato feito por meios não oficiais ou desconhecidos
Se você receber qualquer abordagem suspeita, não realize pagamentos antes de confirmar a veracidade das informações. A orientação é:
Verificar a identidade do advogado no site da OAB Nacional: https://cna.oab.org.br
Entrar em contato diretamente com o escritório citado
Interromper o contato com o golpista imediatamente
Se houver tentativa de fraude, guarde todas as provas (como prints de tela, áudios, comprovantes ou mensagens) e registre um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito presencialmente ou pela Delegacia Virtual de MS:
???? https://delegaciavirtual.ms.gov.br
Também é possível denunciar diretamente à OAB-MS pelo canal exclusivo:
???? https://oabms.org.br/denuncia-falsoadvogado
A recomendação é denunciar e bloquear o contato imediatamente, além de notificar o aplicativo de mensagens, o que ajuda a evitar que novos golpes sejam aplicados.