A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (23), em Dourados (MS), uma grande operação contra integrantes de uma facção criminosa responsável por assassinatos na cidade. Seis pessoas foram presas, entre elas, um dos principais líderes do PCC no município.
A ação começou por volta das 6h00, e contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Tática da Polícia Militar e demais unidades da Polícia Civil.
Batizada de Operação Hécate, a ofensiva tem como alvo criminosos ligados a execuções recentes, como o assassinato de um adolescente de 17 anos, morto com pelo menos seis tiros na porta da casa da avó no bairro Canaã IV, em maio deste ano.
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia, os alvos são investigados por envolvimento direto em homicídios e outros crimes cometidos com extrema violência. Eles fazem parte de uma célula do PCC responsável por ordenar e executar rivais na disputa pelo controle do tráfico de drogas.
O crime que mais chamou atenção foi o assassinato do adolescente, que chocou a cidade e expôs a atuação cruel da facção na região.
Desde então, equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG) trabalham no mapeamento da estrutura do grupo e na identificação dos responsáveis.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam armas, celulares, documentos e outros materiais que devem fortalecer as investigações.
O nome da operação faz referência à deusa grega Hécate, ligada aos caminhos, encruzilhadas e ao mundo dos mortos, simbolizando o combate direto contra organizações criminosas que espalham medo e violência.
A operação segue em andamento e mais prisões podem ocorrer nas próximas horas. A Polícia Civil informou que uma coletiva de imprensa será realizada ainda hoje para apresentar os detalheis.