Sexta, 17 de Outubro de 2025
24°C 39°C
Três Lagoas, MS
Publicidade

Câmara aprova socorro prioritário do Samu para crianças dos CEIs em Três Lagoas

Sessão também teve participação do sindicato dos servidores e aprovação do nome para a Escola do Legislativo

Por: Redação 24h News MS
07/10/2025 às 16h49
Câmara aprova socorro prioritário do Samu para crianças dos CEIs em Três Lagoas
Vereadores aprovam projeto que garante socorro prioritário do Samu para crianças de CEIs em Três Lagoas (Foto - Gabriela Fernandes / Câmara Municipal de Três Lagoas)

Na sessão desta terça-feira (7), a Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou o projeto de lei que garante atendimento prioritário do Samu em casos de urgência e emergência envolvendo crianças de Centros de Educação Infantil (CEIs) e brinquedotecas.

A proposta, de autoria do vereador Marcus Bazé, foi aprovada por unanimidade. O parlamentar destacou que a medida está amparada no artigo 227 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e representa uma importante ferramenta para salvar vidas em situações emergenciais dentro das unidades escolares.

Além da aprovação do projeto, a 33ª sessão ordinária também deliberou, em regime de urgência, três projetos de lei: os PLs nº 159 e nº 160, que revogam leis anteriormente aprovadas, e o PL nº 163, que altera dispositivos da Lei nº 2631 e dá o nome “Eletrês Conselheiro Cícero de Souza” à Escola do Legislativo.

SINDICATO DOS SERVIDORES

A sessão foi marcada também pela participação da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), Luciana Braçal, que usou a tribuna para destacar conquistas nos 35 anos de atuação da entidade e apresentar duas reivindicações ao Executivo.

Luciana solicitou que a administração municipal retome as negociações para implantação da carga horária de 30 horas semanais e realize uma revisão urgente no plano de cargos, carreira e salários.
“O reconhecimento e a valorização dos servidores públicos é um gesto de investimento social, visando qualidade de atendimento ao cidadão. Não é um privilégio, é um direito para melhorar a qualidade de vida, humanizar o trabalho e garantir melhor produtividade”, afirmou a presidente.

HOMENAGENS E OUTORGAS

Durante a sessão, também foram aprovadas homenagens a profissionais de diversas áreas. Os vereadores aprovaram requerimentos e decretos legislativos concedendo os diplomas “Dentista Ruth Filgueiras”, “Professor Comprometido” e “Médico Pelópidas Gouveia”.

Além disso, foi aprovada a outorga de Título de Cidadã Três-Lagoense para Sidney Terezinha Rufato, Silvana Alves da Silva Bispo e Maria Célia Santos Nunes.
O Diploma de Mérito em Saúde Pública será entregue ao psicólogo Sydnei Ferreira Ribeiro Junior.

PROJETOS EM ANÁLISE

Dois novos projetos de lei também foram encaminhados às comissões permanentes para análise:

  • PL nº 161/2025: dispõe sobre a obrigatoriedade de exibição de vídeo institucional com conteúdo turístico sobre Três Lagoas.

  • PL nº 162/2025: estabelece padrões para a execução do serviço de coleta de resíduos sólidos no município, proibindo o amontoamento de sacos de lixo em calçadas e esquinas, além de fixar deveres às concessionárias e prever sanções administrativas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.